ATIVIDADES LÚDICAS EM ALUNOS ENCAIXADOS NO GRUPO “VELHOS DEMAIS PARA APRENDER BRINCANDO”

1723 palavras 7 páginas
Introdução
Sneyders (1996), diz que “Educar é ir em direção à alegria” e, são as atividades lúdicas aquelas que oferecem prazer durante sua execução, ou seja, divertem o praticante. Para alguns, a associação com a palavra prazer remete a brincadeira. Mas, independente da nomeação designada, o que sempre deve ser levado em conta é a relação direta que possui com a qualidade da aprendizagem, onde está se buscando o alcance de objetivos estipulados previamente. O jogo passa a ser uma ferramenta ideal da aprendizagem, no sentido de que gera estímulo ao aprendiz, e sendo assim vai se desenvolver de forma positiva, se o educador souber trabalhar adequadamente com ele, pois, é o educador quem está atuando como acompanhante durante todo o processo, intervindo pouco, promovendo assim descobertas e autonomia por parte dos alunos. Logo, apenas quando essas atividades estão sendo conduzidas pelos adultos (educadores, pais, médicos, enfermeiros...), com o objetivo de promover e potencializar a aprendizagem, é que deve ser levado em conta o âmbito educativo (KISHIMOTO, 1995).
Tais atividades definidas como lúdicas envolvem áreas afetivas, cognitivas, pessoal e social, seja de alunos ou pacientes. Na escola, a criança permanece durante muitas horas em carteiras escolares nada adequadas, em salas pouco confortáveis, observando horários e impossibilitada de mover-se livremente. Pela necessidade de submeterem-se à disciplina escolar, muitas vezes a criança apresenta certa resistência em ir à escola. O fato não está apenas no total desagrado pelo ambiente ou pela nova forma de vida e, sim, por não encontrar canalização para as suas atividades preferidas.
Trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da área de educação e saúde confirmam a valia da aplicabilidade de atividades lúdicas para a busca da coordenação motora, minimizar os efeitos da hospitalização, prevenir sofrimentos mentais, estimular o trabalho em equipe, oportunizam as crianças momentos de expressão, criação e de troca

Relacionados