Atividades de teste no projeto Memória Virtual
Fernando H. C. Silva, Márcio Amaral, Thiago Bianchi, Elisa Y. Nakagawa.
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), USP/São Carlos
Departamento de Sistemas de Computação, LABES fhcarvalhos@gmail.com, amara3d@gmail.com
1. Objetivo
As atividades de teste de software são de grande importância durante o desenvolvimento de sistemas de software. O objetivo deste trabalho é descrever as atividades de teste realizadas no contexto do Projeto Memória Virtual1 [1].
2. Métodos/Procedimentos
Para o desenvolvimento das atividades de teste foram empregadas ferramentas de software livre que auxiliaram na criação dos artefatos de teste e na execução dos testes no sistema.
Na execução dos testes foram empregados testes funcionais, nos quais o sistema Memória Virtual foi testado considerando-se apenas as suas entradas e saídas e então analisando os resultados obtidos com os resultados esperados derivados dos casos de uso do sistema.
3. Resultados
Como principais resultados deste trabalho foram encontrados e registrados 129 defeitos do sistema. Desses, 118 já foram resolvidos. É importante ressaltar que a segunda versão do sistema está em uso pela Universidade de São Paulo no Museu de Computação Professor Odelar Leite Linhares. Além disso, existe uma expectativa pela adoção do sistema Memória Virtual nos demais museus da Universidade de São Paulo.
4. Conclusões
As atividades de teste têm-se mostrado importantes, senão essenciais para o desenvolvimento do Memoria Virtual. Além disso vale salientar que as atividades de teste tiveram suporte de ferramentas livres, não necessitando de custos com compras de licenças, o que parece ser bastante interessante para ser reproduzido em outros projetos de software encontrados na academia. Como encontra-se em fase final de implementação, para trabalhos futuros, espera-se realizar testes de performance e utilizar ferramentas para a automatização dos