ATIVIDADES DE FIXAÇÃO
1) A única organela presente na célula bacteriana são os ribossomos que tem como principal função a síntese de proteínas.
2) Sob certas condições ambientais, como falta de nutrientes ou água, algumas espécies de bactéria formam estruturas chamadas de endósporos. Ele resulta da desidratação da célula bacteriana e da formação de uma parede grossa e resistente em torno do citoplasma desidratado. Nessas condições, o endósporo é capaz de permanecer anos com a atividade metabólica suspensa, resistindo ao calor intenso, a falta de água entre outras condições precárias. Portanto, a esporulação está relacionada à formação de estrutura capaz de conferir resistência às bactérias e não à reprodução celular.
3)
4) Durante o processo de coloração de Gram, as células são tratadas com cristal violeta (corante primário) e em seguida com uma solução de iodo (um mordente). Isto resulta na formação de um complexo cristal violeta-iodo (CVI) dentro das células. Quando uma bactéria Gram-negativa é tratada com etanol, o lipídeo na membrana externa é dissolvido e removido. Isto rompe a membrana externa e aumenta sua permeabilidade. Assim, o complexo corante pode ser removido, descorando a bactéria Gram-negativa (que pode então ser tingida com o corante de fundo safranina). Em bactérias Gram-positivas, o etanol faz com que os poros no peptideoglicano se contraiam, e o complexo corante CVI permanece no interior da célula.
5) Aeróbias - Vivem normalmente com a presença do oxigênio atmosférico. como o caso a que se usa no pão. Anaeróbias - Não vivem com a presença de oxigênio atmosférico, como o caso a que faz o vinho. anaerobias obrigatórias - tem uma sensibilidade extrema a oxigênio, morrendo instantaneamente, como em um biodigestor. anaeróbias facultativa - vivem tanto faz em ambientes com ou sem oxigênio.
6) O crescimento bacteriano é representado por uma curva, quando se realiza contagem da população em intervalos de tempos após um inoculo de um numero