Respostas Epidemiologia
1)
O principais modelos de origem das doenças são:
MÁGICO-RELIGIOSO - que considera a enfermidade como resultado da ação sobrenatural de espíritos malignos, no sobrenatural, nas forças ocultas, ou deuses. Neste modelo, o tratamento está a cargo de um sacerdote ou de um feiticeiro (xamã), os quais, pela mobilização de espíritos benignos e plantas, tentarão combater a doença. Não era embasado em conhecimento científicos.
HOLÍSTICO - Baseada no equilíbrio entre os elementos da natureza e o organismo. Considerava como causa única o desequilíbrio dos elementos com o ambiente, onde a doença poderia ter uma ou mais causas. Este modelo era mais difundido entre as populações orientais, que usavam como tratamento a acupuntura.
EMPÍRICO-RACIONAL – Também conhecido como modelo Hipocrático, defendia a ideia de que as doenças não eram causadas por causas sobrenaturais, mas sim causas naturais. Trata-se principalmente da experiência proporcionada pela observação direta, através dos órgãos dos sentidos, mas também da vivência pessoal (Mora, 1985, p. 230). As propostas terapêuticas consistiam em 5 vertentes que poderiam ou não ser utilizadas simultaneamente, entre elas podemos citar:
– Regime alimentar: plena de regras na quantidade e qualidade dos alimentos;
– Fármacos: compreendiam remédios tanto de origem mineral quanto de vegetais;
– Cirurgia: procedimentos cirúrgicos foram descritos com muita precisão, entre outros: excisão de tumores, abscessos, fístulas anais e hemorróidas.
BIOMÉDICO – Também conhecido por Modelo Cientifico, por ser o único dos quatro modelos a ter suas explicações 100% embasadas em fatos científicos. Este também é o unido dos quatro a predominar hoje. Fundamento Científico na comprovação, onde considera que as doenças tem relação às situações do ambiente e a saúde é o estado onde há ausência de doenças. O tratamento deste modelo constitui todos os métodos usados pela medicina atual.
2) O agente é o fator cuja presença é