resposta questionário 1
0,5 em 0,5 pontos
Todos os diferentes tipos de RNAs originam-se do DNA de diferentes regiões do núcleo. O RNAr (RNA ribossômico) que constitui os ribossomos origina-se a partir do nucléolo, como também o RNAt (RNA transportador). Já o RNAm (RNA mensageiro) forma-se a partir do DNA do núcleo, e não do nucléolo. Nestas origens atuam diferentes tipos de enzimas (proteínas simples). Indique a alternativa correta abaixo:
Resposta Selecionada:
a.
O RNAm origina-se por transcrição do DNA.
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
São algumas causas de alterações no DNA: presença da base nitrogenada uracila no lugar da base nitrogenada citosina; presença de dímeros de timina; falhas nas enzimas de correção. Sobre os dímeros de timina, qual foi o agente causador?
Resposta Selecionada:
a.
Radiação não ionizante – raios ultravioletas.
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
A replicação do DNA pode ocorrer de forma descontínua, originando segmentos denominados de “fragmentos de Okazaki”. Esses fragmentos formados serão interligados posteriormente. Existe uma enzima, a DNAase primase (tipo de Primer), a qual é responsável pela produção de um RNA curto. Essa enzima permanece na cadeia / nas cadeias de DNA copiadas. Sobre a formação em forquilha do DNA, indique a alternativa incorreta:
Resposta Selecionada:
e.
A formação descontínua é que possui direção da forquilha.
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
Quais são os casos mais comuns de mutações no DNA em células somáticas e gaméticas humanas?
Resposta Selecionada:
a.
Substituição de um nucleotídeo por outro, como também a perda de um ou de vários nucleotídeos (deleção).
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
Alterações no DNA podem ocorrer por agentes externos (físicos, químicos e biológicos), como também por falhas nas atividades celulares do processo da replicação / duplicação do DNA. Sobre tal afirmação, indique a alternativa incorreta:
Resposta Selecionada:
d.
Quando a DNAase falha no reparo,