Atividades de compras e gestao de estoques
A ATIVIDADE DE COMPRAS E A GESTÃO DE ESTOQUE COMO ELEMENTOS ESTRATEGICOS NAS ORGANIZAÇÕES.
FLORIANÓPOLIS- SC
2012
A ATIVIDADE DE COMPRAS E A GESTÃO DE ESTOQUE COMO ELEMENTOS ESTRATEGICOS NAS ORGANIZAÇÕES.
Helping, Ildomar Luiz
Borges, Ana Paula
RESUMO
A atividade de Compras e a Gestão de Estoques vem evoluindo ao longo do tempo, de acordo com o contexto econômico e tecnológico no qual elas se inserem. Vários autores discorrem sobre a Gestão de Estoques e acabam por refletir essas mudanças e visões particulares, expondo suas teorias ao construírem seus métodos e modelos de Gestão e ferramentas de acompanhamento. O objetivo geral desta monografia é demonstrar que ao utilizarem uma correta gestão de compras e estoques as empresas proporcionam a si mesmas um diferencial competitivo. A primeira parte desta monografia visa a resgatar e integrar os estudos sobre as atividades de compras e a gestão de estoque. A segunda parte da monografia compreende uma pesquisa qualitativa, enfocando o universo das empresas náuticas de Santa Catarina. Palavras- chave: gestão de compras, estoque, competitividade.
1- INTRODUÇÃO
Devido à grande competitividade entre as empresas, observa-se pela necessidade de implantações de controles e planejamentos internos minuciosos dentro das organizações. Mudanças econômicas, culturais e sociais dos países, exigem alterações no perfil das empresas.
No atual momento vivem-se mais um período de crise, agora na Europa. Para o Brasil a crise de um modo geral ainda tem afetado em diversos setores de diversas indústrias. Os indicadores econômicos custam a melhorar e o cenário e as previsões parecem a piorar a cada mês. O ano de 2011 vai ser lembrado como o ano da crise soberana européia. Esta crise ainda não esta superada. Ao contrário. O risco para 2012 é que a crise européia se espalhe por contágio e afete também os países