Atividades de Alfabetizção
Como a criança começa a pensar? Essa era uma das questões com que se preocupava Jean Piaget, quando ele começou a desenvolver a Teria Cognitiva a partir da observação de crianças em diferentes estágios de aprendizagem. Alguns vídeos com testes aplicados em crianças de diferentes idades reflete melhor o que ele tentou explicar em palavras e teorias.
Primeiro Estagio
Sensorio Motor
Do Nascimento aos dois anos de idade
As principais aquisições do período sensório-motor, destaca-se a construção da noção do “eu”, através da qual a criança diferencia o mundo externo do seu próprio corpo. O bebê o explora, percebe suas diversas partes experimenta emoções diferentes,formando a base do seu autoconceito. Ao longo desta etapa, a criança irá elaborar a sua organização psicológica básica, seja no aspecto motor, no perceptivo, no afetivo, no social e no intelectual. Para Piaget nesse periodo há existência de inteligência antes da linguagem. Essencialmente prática, isto é, tendente a resultados favoráveis e não ao enunciado de verdades, essa inteligência nem por isso deixa de resolver, finalmente, um conjunto de problemas de ação (alcançar objetos afastados, escondidos, etc.), construindo um sistema complexo de esquemas de assimilação, e de organizar o real de acordo com o conjunto de estruturas espácio-temporais e causais.
Segundo Estágio
Pré-operacional
Dois anos de idade até os sete anos em média.
Neste estágio os padrões de pensamento sensório-motor variam para um incremento da capacidade de usar símbolos e imagens dos objetos do meio ambiente. Esse momento é marcado por aparecimento da linguagem oral que lhe dará possibilidade de além de se utilizar da inteligência prática decorrente dos esquemas sensoriais e motores, formados na fase anterior. A criança desenvolve, ainda, a linguagem, as imagens mentais e jogos simbólicos, assim como muitas habilidades preceituais e motoras. Apesar disso, o pensamento e a linguagem estão