Atividades de abril 2015
Questão 1: Quais as outras referências do texto “Monte Castelo” (L. Urbana)?
Questão 2: Por que o título da música é “Monte Castelo”?
Essa atividade fica valendo como nota (1,0 a entrega) e também como presença do dia 13-04-2015.
Atividade proposta para o dia 20-04-2015: Qual é o sexo das letras?
1- Ler o texto “Qual é o sexo das letras?”;
2- Responder as questões propostas.
QUAL É O SEXO DAS LETRAS?
Jacira Cabral da Silveira
Iletrados, ininteligíveis, engessados e midiáticos são alguns dos adjetivos que qualificam os textos produzidos na atualidade. Entretanto, Ana Maria Netto Machado, psicanalista que desenvolveu pesquisas de mestrado e doutorado sobre o tema, não encara que estejamos vivendo numa cultura que abandonou a escrita, uma tecnologia que está na base de todas as outras, conforme avalia a pesquisadora. Segundo ela, se existe precariedade e pânico na hora de escrever é porque na escola aprende-se alguma coisa parecida com o escrever, nada criativo e muita cópia. Essa constatação levou Ana a criar o Laboratório de Escrita, onde trabalha a autoria no ato de escrever.
A um simples convite, quatro adolescentes em frente à sua escola aceitam falar sobre o texto escolar, o pânico de escrever e a utilidade de saber escrever. Logo de começo são unânimes em afirmar que os assuntos propostos pelos professores são desinteressantes e muitas vezes não sabem o suficiente para preencher o número “x” de linhas exigidas. Juliana, uma garota de 16 anos e que está no segundo ano, diz que nessas horas o remédio é enrolar e escrever o que o professor pede.
Rodrigo, de 15 anos é aluno do primeiro ano, confessa ficar apavorado em ter que cumprir a tarefa. Para ele, é sempre confuso compreender o que a professora quer dizer quando comenta que sua redação não dá para entender ou tem problemas de estrutura. “Só que ela não explica o que isso quer dizer!”, desabafa o