Atividades Avaliação e perícia judicial
EXERCÍCIO PROPOSTO
1 – DEFINA OS HONORÁRIOS DO PERITO AVALIADOR E CORRETOR JUDICIAL?
Valor cobrado pelo profissional referente ao trabalho em questão. A pactuação de honorários deve preceder todos os trabalhos para a elaboração da pericia, e deve ser feita, preferencialmente por escrito.
Cabe ás partes o pagamento de todas as despesas relativas aos atos requeridos ao longo do processo. Cabe ao Autor o adiantamento das despesas. No caso especifico do ato processual referente à perícia o pagamento do perito é de responsabilidade de quem houver requerido a produção de prova, recaindo sobre o autor nos casos de serem requeridos a produção de provas por ambas as partes ou determinados pelo juiz, sendo que cada parte arca com a remuneração dos respectivos assistentes técnicos.
2 - DEFINA A ACEITAÇÃO DA PERICIA E NOMEAÇÃO DO PERITO?
Quando a matéria for de natureza técnica o Juiz determinará a realização da pericia, que será a prova, que poderá constituir em exame(coisas móveis, animais, pessoas,. Livros e papeis), vistoria (bens imóveis) ou avaliação (valor em dinheiro de coisa ou obrigação). Cumprindo os pressupostos de aceitação o juiz nomeará o perito, que não está obrigado a assinar o termo de compromisso. Após receber a comunicação formal de sua nomeação, o perito tem o dever de cumprir sua função com toda diligencia, mas pode recusar o encargo e ser recusado, ou mesmo substituído, nos casos previstos na lei processual.
3 - QUAIS AS ETAPAS DE UMA VISTORIA?
Caracterização do Objeto;
Coleta de informações
Investigação
Subsídios de esclarecimentos
Fatores complementares.
4 - QUAIS AS DEFINIÇÕES EM TERMOS TÉCNICOS DE PERICIA, SEGUNDO A NORMA BRASILEIRA NBR 13752/1996?
Atividade que envolve apuração das causas que motivam determinado evento ou da asserção de direitos”.
5- DEFINA MÉTODO COMPARATIVO DIRETO?
É o método em que o valor do imóvel – ou de suas partes constitutivas – é