atividade
Na dimensão imanente que o homem vive, o homem mante-se na experiencia do possível. Neste termo, entende-se normalmente entende-se como força divina que permeia todas as coisas e as influencia direta ou indiretamente. O homem estando na dimensão imanente, tem a possíbilidade de experimentar variadas situações, seguindo o conceito de mundando, o homem somente lembra das coisas carnais e superficiais que o mundo carnal vem a oferecer.
O homem estando no mundo, pode deixar sua marca ou seu pensamento, a idéia de transcedencia é que o ser humano pode estar além de sua realidade, ser superior em uma caracteristica.
Kant conceituou transcendental um novo significado (que é o terceiro aqui) em sua teoria do conhecimento, preocupado com as possibilidades condicionais do próprio conhecimento. Para ele isto significa conhecimento sobre a nossa faculdade cognitiva com respeito de como os objetos são possíveis a priori. Algo é transcendental se isto tem um papel no modo como a mente "constitui" os objetos e faz possível a nós experimentá-los como objetos em primeiro lugar. Normalmente conhecimento é o saber sobre um objeto; conhecimento transcendental é o saber de como é possível para nós experimentarmos estes objetos como objetos. Isto se baseia no conceito de Kant do argumento de David Hume que certas características do objeto (tais como a persistência, relações causais) não podem derivar da impressão que temos deles. Kant argumenta que a mente deve contribuir para estas características e tornar possível para nós experimentarmos os objetos como objetos. Na parte central da suaCrítica da Razão Pura, a "Dedução Transcendental das Categorias", Kant argumenta que há uma profunda interconexão entre a habilidade de estar