atividade
Livro ensina como educar e lidar com jovens e crianças muito inteligentes
A prática de ensinar requer habilidades especiais, principalmente quando se trata de crianças dotadas e talentosas. No Brasil, ainda faltam informações para profissionais de educação sobre como educar e ensinar crianças super dotadas.
Segundo Zenita Cunha Guenther, doutora em psicologia na educação, e autora do livro Crianças dotadas e talentosas... Não as deixem esperar mais!(GEN | Grupo Editorial Nacional, editora E.P.U), está comprovado cientificamente que os alunos dotados – ou seja, com quociente intelectual ou quociente de inteligência (Qi) acima da média – precisam de mais e melhores redes de estímulo do que os estudantes considerados medianos.
Grande parte das crianças dotadas são invisíveis na escola e a sua capacidade muitas vezes não é descoberta. Geralmente só recebem atenção aquelas que por alguma razão desenvolvem algum problema no aprendizado ou no comportamento”, comenta Zenita Guenther.
Com um título que chama a atenção para o assunto, Crianças dotadas e talentosas... Não as deixem esperar mais! oferece informações a respeito do complexo tema e, ao mesmo tempo, incentiva o exercício dessa tarefa.
Na obra, a autora explica os termos dotação e talento, além de mostrar o cenário brasileiro e as implicações para a educação. Da família à comunidade, passando principalmente pela escola, os papéis de todos podem ser melhor compreendidos pelas orientações e recomendações da Drª Zenita Guenther.
Por abordar um tema muito atual, Crianças dotadas e talentosas... Não as deixem esperar mais! é destinado a professores – especialmente os que planejam traçar planos de ação para os processos de desenvolvimento da dotação de seus alunos – e aos pais que gostariam de incentivar talentos e expertises de seus filhos.
Zenita Cunha Guenther é psicóloga, mestre em Orientação e Aconselhamento Psicológico e doutora em Psicologia da Educação pela