atividade
ATIVIDADE ESTRUTURADA
Aprendizagem e Controle Motor
JUNHO
2014
Nome: Benicio Alcantara Martins
Idade: 11 meses
Estágio do desenvolvimento: SENSÓRIO MOTOR
APRESENTAÇAO DO ESTÁGIO
Esse período vai de 0 a 2 anos. Onde a partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento. Exemplos:
O bebê pega o que está em sua mão; "mama" o que é posto em sua boca; "vê" o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objeto, pegá-lo e levá-lo a boca.
Análise:
Cognitivo:
Como nesse estágio a inteligência é pratica e a criança ainda não entende frases longas a atividade motora proposta foi a de jogar a bolinha fora da banheira
Enquanto era demonstrada a atividade a criança só queria segurar a bolinha.
Análise:
Associativo:
No primeiro momento ela pegou rapidamente a bolinha e começou a brincar já usando o pegar e morder assimilou o meio e noção de espaço e tempo.
Nome: Vitor Almeida
Idade: 8 anos
Estágio do desenvolvimento: PRÉ-OPERATÓRIO
APRESENTAÇAO DO ESTÁGIO
O período pré-operatório do pensamento entende-se dos dois aos sete anos, aproximadamente. Na medida em que se desenvolve a imitação e a representação, a criança realiza os atos chamados "simbólicos". É o início do simbolismo, por exemplo, uma pedra pode tornar-se uma almofada e a criança imita a ação de dormir colocando sua cabeça sobre ela. O pensamento da criança é inteiramente subjetivo. Piaget fala do "egocentrismo intelectual" no período préoperatório. Ela não pode ainda se separar do seu ponto de vista.
A função simbólica se realiza sob a forma de jogos simbólicos, durante os quais a criança toma consciência do mundo, ainda que deformado. Ela reproduz no jogo as situações que a