ATIVIDADE
1-Em relação aos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social no Brasil identificam-se diferentes posicionamentos lógicos e estratégicos que permearam o pensamento e ação profissional nesta área, a saber.
I- É conhecida a relação entre a profissão e o ideário católico na gênese do serviço social brasileiro, no contexto de expansão e secularização do mundo capitalista.
II- A profissão não assumiu caráter de apostolado fundado em uma abordagem da “questão social” como problema moral e religioso.
III- A intervenção em serviço social nos anos 60 priorizou a formação da família e do indivíduo para a solução dos problemas e atendimento de suas necessidades psicológicas educacionais de habitação, direitos do cidadão, saúde e proteção à moralidade.
IV- O contributo do serviço social nos anos 2000 foi o de imprimir os valores e comportamentos de seus “clientes” na perspectiva do ajuste à sociedade.
V- Os referenciais orientados do pensamento e da ação do emergente serviço social têm sua fonte na Doutrina social da igreja, no ideário Franco-Belga de ação social e no pensamento de São Tomás de Aquino (séc. XII)
É correto o que se afirma apenas em:
A) I e V
B) I e II
C) I, IV e V
D) II, III e V
E) I, II e III
2-Qual deve ser a atuação do profissional de serviço social- assistente social frente às políticas sociais:
I- Posicionado sempre em defesa do poder público.
II- Formulando e implementando ações e propostas para o enfrentamento das questões sociais.
III- Participando ativamente em passeatas, manifestações públicas
IV- O papel de assistente social não é de participante ativo na elaboração na elaboração das políticas sociais, cabe a ele apenas a execução destas.
V- Todas as alternativas estão corretas. 3-A Constituição Federal de 1988 consagrou novos direitos sociais, estes constam no:
I- Art. 6º
II- Art. 1º
III- Art. 196
IV- Art. 204
V- Art. 227
4-A seguridade social no Brasil está expressa na