Atividade
As Origens de Jaguarari
As Origens de Jaguarari
As Origens – Segundo documentos comprobatórios, o Povoado de Jaguarari surgiu no século XVIII. A área integrava as terras de fazenda “Sítio Jaguarari” de propriedade dos fazendeiros: Teodoro José Bonfim, Margarida de Barros, Jose Manoel da Paixão e Vitor de Tal.
Devido à situação geográfica, o Município repousa numa região onde se espraiam pedaços de terras férteis, com saliências e reentrância pitorescas. Por este motivo, colonos procedentes de localidades vizinhas atraídos pela fertilidade do solo, formaram o povoado que em 1888 estava bem desenvolvido. De povoado, Jaguarari passou em 1893 a Distrito, pertencendo à Vila Nova da Rainha (o atual Senhor do Bonfim), permanecendo nesta condição até a criação do Município em 6 de agosto de 1926.
Foram os pataxós dentre outros índios os primeiros habitantes da região. Os pataxós habitavam para as bandas do Rio Cachoeira, afluente do Jequitinhonha, em território baiano. Viviam numa constante com outra tribo, a dos Camaças.
Hostilizados pelos civilizados e cansados da exploração, entregaram-se às missões e vários bandos de Pataxós conseguiram chegar à Missão do Sái detendo-se nos sapés das serras, na região de Senhor do Bonfim da Tapera onde estabeleceram seus andamentos e por ali ficaram.
O nome Jaguarari é de origem indígena e significa “Onça Pequena” Jaguar = Onça e Ary = Pequena. Nome este, de um índio que destacou entre os demais: O índio Jaguarary.
Localização e área – Em meio à região da Caatinga, na mesma região do Oeste Baiano e na Micro região de Senhor do Bonfim, limitando-se ao norte com Juazeiro e Curaça, ao leste com Uauá e Monte Santo, a Oeste com Campo Formoso e ao Sul com senhor do Bonfim e Andorinha. Portanto, Jaguarari está localizado em uma área de 2.578 km², classificando-se no Estado da Bahia, em extensão territorial em 46º lugar.
Jaguarari fica 403 km da Capital do Estado, na BR 407, tendo a