atividade
PÁG. 42
1º) Três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: ‘Tudo é um’. A razão citada em primeiro lugar deixa Tales ainda em comunidade com os religiosos e superticiosos, a segunda o tira dessa sociedade e no-lo mostra como investigador da natureza, mas, em virtude da terceira, Tales se torna o primeiro filósofo grego.
2º) Ele foi além do científico. As parcas e desordenadas observações de natureza empírica que Tales havia feito sobre a presença e as transformações da água ou, mais exatamente, do úmido, seriam o que menos permitiria ou mesmo aconselharia tão monstruosa generalização; o que o impeliu a esta foi um postulado metafísisco, uma crença que tem sua origem em uma intuição mística e que encontramos em todos os filósofos, ao lado dos esforços sempre renovados para exprimi-la melhor – a proposição: ‘Tudo é um’.
PÁG. 43
1º)Alguns autores chamaram de ‘milagre grego’ a passagem da mentalidade mítica para o pensamento crítico racional e filosófico, destacando o caráter repentino e único das desse processo. A invenção da escrita e da moeda; A lei escrita; A fundação da pólis(cidade-Estado) são alguns fatos que ajudaram a alterar a visão mítica predominante e contribuíram para o surgimento do filósofo.Outros estudiosos, no entanto, criticam a essa visão do ‘milagre’ realizado por um povo privilegiado, mas é a culminação do processo gestado ao longo dos tempos.
2º)Um espaço onde todos os cidadãos poderiam se manifestar de diversas formas, e inclusive onde se reuniam para fazer comprasnas feiras e até mesmo votar.
3º) Democracia direta é aquela na qual os cidadãos decidem tudo que lhes afeta. A democracia atual é a Democracia indireta é aquela em que o povo elege alguns representantes e são esses