atividade
A força motriz da difusão é o gradiente de concentração.
2. Quais são as aplicações da difusão nos materiais?
Filtros para purificação de gases, Homogeneização de ligas com segregação, modificação superficial de peças, dopagem de semi-condutores, processadores de microcomputadores, sinterização.
3. No tratamento térmico de segmentação, quais são as espécies em difusão?
As espécies em difusão são o carbono e o ferro.
4. Cite quais são e explique os mecanismos de difusão. Faça desenhos esquemáticos. Mecanismos de difusão: difusão por lacunas e difusão intersticial
Difusão por lacunas: Um mecanismo envolve e troca de um átomo de uma posição normal na rede um sítio adjacente vago, ou uma lacuna.
Difusão intersticial: Envolve átomos que migram de uma posição intersticial para uma posição intersticial vizinha que se encontra vazia. Esse mecanismo é encontrado para a interdifusão de átomos de impureza.
5. Escreva a primeira lei de Fick referente à difusão. Explique claramente o
Significado físico de cada um de seus termos.
A equação é: J= - D dc/dx
Para processos de difusão em estados estacionários, equação que correlaciona o fluxo de difusão J com gradiente de concentração dc/dx é chamada de primeira lei de FICK (Kg/m2.s).
D=coef. De difusão (m/s2)
C= concentração (kg/m3)
6. Qual é a diferença entre difusão no estado estacionário e no estado não- estacionário? Difusão em regime estacionário: o fluxo difusão não varia ao longo do tempo.
Difusão em regime não estacionário: o fluxo de difusão e o gradiente de concentração em um ponto específico no sólido variam com o tempo
7. Escreva a equação que descreve a dependência de D (coeficiente de difusão) em relação à temperatura e explique cada um de seus termos.
D=D exp (-Qd/RT)
Onde: D = constante pré-exponencial independente da temperatura (m2/s)
Qd = energia de atração para a difusão (J/mol ou V/átomo)
R=