Atividade sobre o filme narradores de Javé
O filme
O filme conta a história de um povoado, Javé, que está prestes a ser inundado e dar lugar à represa de uma hidrelétrica. Os moradores do lugar chegam à conclusão de que a única maneira de impedir a tragédia é transformando Javé em Patrimônio da Humanidade. Para isso decidem transformar as lendas sobre a origem do lugar em um livro. Acontece que a pessoa mais indicada para a tarefa é Antônio Biá, que havia sido banido da cidade por difamar seus moradores através de cartas. Como não há alternativa, a população resolve dar a chance de Biá se redimir escrevendo o livro. E o escrivão passa a ir de casa em casa para ouvir as histórias que estão guardadas na recordação dos moradores de Javé. O problema é que cada um lembra das coisas à sua maneira...
Curiosidades
• O filme foi rodado entre junho e setembro de 2001 em Cameleira da Lapa, cidade do interior da Bahia.
• Recebeu prêmios como: melhor filme e melhor roteiro no 30º Festival Internacional do Filme Independente de Bruxelas, na Bélgica. Ganhou os prêmios de melhor filme do júri oficial e do júri popular e ainda o prêmio de melhor ator para José Dumont no Festival do Rio 2003.
• O filme surpreende pelos diálogos criativos e pela intensidade de imagens, e também por falar de questões tão importantes como história, memória, língua, comunidade e resistência.
Atividades
1 - Sobre a responsabilidade de Antônio Biá (José Dumont), responda:
a) Qual a difícil tarefa de Biá, levando-se em consideração as histórias orais e a memória do povo?
b) Por que Antônio Biá não conseguiu contribuir para que Javé se tornasse patrimônio histórico nacional?
c) O que Biá poderia ter feito para transformar a memória do povo em uma história documentada?
2 - Biá, ex-funcionário dos Correios, usou de uma estratégia nada ética para se manter no emprego. O que ele poderia ter feito para preservar o Posto dos Correios e seu emprego de uma forma ética e profissional?
3 - Segundo Zaqueu, a