atividade sobre argumentação
1. Argumentar é apresentar argumentos de forma organizada.
2. O objetivo é conseguir a adesão do auditório.
3. O auditório são as pessoas a quem nos dirigimos. Os meios para se fazer chegar ao auditório o que pensamos são vários: falando diretamente com as pessoas, ou através da rádio ou da televisão (nestes casos, o auditório são as pessoas que nos escutam), escrevendo (aqui, o auditório é quem nos lê), etc.
4. São coisas diferente.Vejamos porquê no quadro comparativo que se segue.
5. De acordo com a classificação de Aristóteles, as três formas de argumentação são as seguintes: a argumentação baseada no carácter (ethos) do orador, a argumentação baseada no estado emocional (pathos) do auditório e a argumentação baseada no argumento (logos) propriamente dito.
6. Tese: é o nosso ponto de vista ou opinião acerca de algo
7. Todo mecanismo linguístico por meio do qual levamos o outro a aceitar o que está sendo dito (TESE) e a fazer que está sendo proposto.
8.
Argumento de autoridade
Argumento baseado em aforismos
Argumentos baseados em conceitos, concepções e teorias (valores ideológicos e políticos):
Argumentos baseados em fatos
Processo de inversão do lugar
Argumento baseado na relação de causa e consequência
9. Argumento de autoridade: é quando fazemos uma citação (direta ou indireta). Ou seja, quando nos “apropriamos” da opinião e/ou palavras de um especialista, uma pessoa que possui respaldo e credibilidade, um estudioso, uma autoridade em uma determinada área científica.
Pode-se citar uma doutrina e uma jurisprudência, nessa ordem. Para citações copiadas na íntegra, lembre-se de colocar as expressões "in verbis" ou "ipsis litteris" para indicar que aquele trecho foi copiado de alguma obra.
Argumento baseado em aforismos: é quando nos baseamos em “máximas” para defender uma determinada opinião (TESE), ou seja, em verdades consideradas inquestionáveis em uma determinada cultura, em um determinado contexto histórico. Os