Atividade sexual, atividade física relacionando com a coordenação motora de idosos com mais de 80 anos
Justificativa do tema
• Com o aumento da qualidade de vida, que implica em alguns indicativos como: avanço da ciência da medicina, alimentação, higiene, saneamento básico, saúde, etc. a expectativa de vida também aumentou gerando em todo mundo um alto número de idosos. Tal aumento justifica importância e talvez, urgência em estudos e pesquisas mais aprofundados sobre o assunto.
Objetivo
Procurar relacionar por meio de pesquisas de campo a prática de atividade física relacionada a prática sexual de idosos com mais de 80 anos do sexo masculino.
Introdução
• Segundo estudo fisiológico, o sexo é o centro de preocupações entre homens e mulheres gerando angústia, desejos, traumas, injustiças e, consequentemente, aumento ou diminuição da libido. • Na terceira idade ocorre uma falência generalizada das funções dos órgãos vitais, declínio da aparência física, do erotismo, além da própria atração. A expressão da sexualidade do idoso está diretamente relacionada às suas crenças, valores e tabus. A cultura também deve ser levada em consideração, uma vez que determina padrões específicos de atividade sexual.
Diferença entre homens e mulheres
• Nas mulheres, a menopausa é uma fase que ocorre na vida por consequência da falência dos ovários que deixam de produzir os hormônios estrogênio e progesterona, causando reações como: ondas de calor, insônia, diminuição da libido, irritabilidade, suores noturnos,
Diferença entre homens e mulheres
• Nos homens, a andropausa ocorre lentamente. À medida que envelhecem, cai à produção de testosterona, o hormônio sexual masculino.
Entretanto, mesmo com níveis mais baixos, seus valores ainda podem ser considerados dentro da faixa de normalidade. Apesar de algumas mudanças físicas e psicológicas se instalarem por causa da queda desse hormônio, nem todos irão apresentar os sintomas característicos