Atividade prévia - Viabilidade de projetos - FDC
De acordo com o PMBOK, o gerenciamento de riscos de projetos “é o processo sistemático de identificação, análise e respostas aos riscos do projeto”. O objetivo deste gerenciamento é maximizar a probabilidade e consequências de eventos positivos e minimizar a probabilidade e os impactos de eventos negativos, visando a melhoria na competitividade e nos resultados de um projeto. O modelo de Avaliação de Risco adotado no PMBOK consiste em seis principais etapas, assim descritas:
1. Planejamento de gerenciamento de riscos: Determina como abordar e planejar as atividades do gerenciamento de riscos no projeto, ou seja, especifica as “regras” para o gerenciamento de riscos. Como principal saída deste processo, temos o Plano de Gerenciamento de Riscos, que detalha a metodologia a ser aplicada, as funções e responsabilidades dos participantes, os limites de tolerância, entre outras coisas.
2. Identificação dos riscos: Determina quais riscos podem afetar o projeto e quais as características de cada um deles. Todos os riscos identificados, seja através de brainstorming, análise SWOT, documentos ou outros métodos, devem ser documentados nesta etapa. Eles poderão ser de dois tipos:
a. Controlados pela empresa: relacionados à parte técnica, de qualidade, de desempenho, ao gerenciamento do projeto, à organização;
b. Não controlados pela empresa: relacionados à riscos externos.
3. Análise qualitativa dos riscos: Avalia o impacto de um risco e sua probabilidade de acontecer. Cada risco identificado na etapa 2 (Identificação dos riscos) é classificado de acordo esses critérios.
4. Análise quantitativa dos riscos: Analisa numericamente a probabilidade de ocorrência de cada risco e suas implicações para os objetivos do projeto, assim como também a extensão do risco para o projeto em geral. Nesta etapa, os resultados esperados são as listas dos riscos quantificados prioritários,