Comunicação e Expressão Unidade 1
Toda língua se compõe de signos linguísticos, que são as unidades de significação. Segundo Saussure, linguista e filósofo suíço, o signo é composto por duas partes: significado (constitui o plano do conteúdo, do conceito) e significante (constitui o plano da expressão). Nessa perspectiva, podemos afirmar que o significado é: Resposta Selecionada: b. Um elemento mental ao qual é atribuído um significante. Resposta Correta: b. Um elemento mental ao qual é atribuído um significante. Comentários: Resposta Correta: Um elemento mental ao qual é atribuído um significante. Qualquer signo é composto por significado e significante. ‘Significado’ é o aspecto mental e o ‘significante’ é a materialização da ideia, do significado. Pergunta 2 0,1 em 0,1 pontos
O tempo todo, ao interagirmos com o mundo, estamos usando os mais variados signos. Eles aparecem combinados, em todas as situações. De acordo com R. Jakobson, as situações de comunicação podem ser organizadas a partir de elementos básicos como: Resposta Selecionada: a. Remetente; Destinatário; Mensagem; Canal; Contexto e Código. Resposta Correta: a. Remetente; Destinatário; Mensagem; Canal; Contexto e Código. Comentários: Resposta Correta: Remetente; Destinatário; Mensagem; Canal; Contexto e Código. Toda situação de comunicação envolve os elementos básicos como afirma Jakobson.
Pergunta 3 0,1 em 0,1 pontos
Leia atentamente o texto abaixo. Ciência dos signos ajuda a traçar perfil do consumidor de alta renda Claudia Facchini Alguns homens são mais machistas e conservadores. Outros são mais flexíveis, têm a mente mais arejada, mas nem tanto assim. E há os liberais, para quem o sucesso feminino não traz angústia. Os primeiros adoram e são fiéis às mesmas marcas. O segundo tipo leva em conta o custo-benefício dos produtos. Os terceiros nem se lembram do que compraram ontem. Eles gostam da marca que esteja na moda, aquela que todo mundo está usando.