ATIVIDADE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
1.Estabeleça um sentido de urgência: a partir do momento em que a necessidade de mudar foi detectada, deve-se criar um senso de urgência para que as pessoas deixem de lado suas razões de resistir. A complacência é o pior inimigo das empresas.
R- Quando esse sentido de urgência é aguçado, significa que algumas coisas já davam indícios de que tinha algo errado. Nesse momento é de suma importância reavaliar as idéias implantadas para atingir o objetivo. O diálogo interno é fundamental, pois cada integrante da empresa exponha suas opiniões e deixem de lado a questão de colocar impecílios ou obstáculos antes de tentarem fazer acontecer os resultados.
2.Mobilize compromisso para a mudança por meio do diagnóstico conjunto dos problemas do negócio: crie forças-tarefa ou equipes provisórias para diagnosticar os problemas para que elas criem uma compreensão compartilhada do que deve ser melhorado e estender a mobilização a todas as demais pessoas.
R- Nesse caso a teoria organizacional tem que colocar a comunicação em atividade. Explorar o conhecimento tácito dos colaboradores mais experientes ajudará a diagnosticar melhor os problemas da empresa. Eles já têm um bom conhecimento da empresa.
3. Crie uma coalizão-guia de pessoas influentes: a escolha certa das pessoas que devem atuar como equipe é crucial. Ela dá suporte político. Seus membros devem possuir expertise, credibilidade e habilidades de liderança.
R- Influenciar com êxito é conseguir fazer com que as pessoas aceitem compromissos. Sem isso você não terá realmente influenciado ninguém – você só estará iludindo a si mesmo.
A credibilidade de um líder dependerá de como ele alicerçar seus relacionamentos. Confiança é o benefício direto de uma postura de integridade. Liderar sem confiança pode deixar o processo decisório mais frágil e lento. Segundo Maxwell, coautor do livro Liderar é Influenciar*, “o fundamental no que diz respeito à integridade é que