atividade portiflio 1
Curso de Graduação em Educação Física
ATIVIDADE PORTFÓLIO RENATA ANDREA F FANTACINI
Carlos José de Lira Júnior
RA 1144996
Taguatinga-DF
2014
Até que ponto a estruturação do ambiente físico pode influenciar na ação pedagógica por permitir ou não uma maior interação entre as crianças?
Em todos os pontos o ambiente deve ser criativo, onde térmite maior interação a criança deve se sentir a vontade tendo objeto ou atividade que lhe chame atenção, assim permitindo a maior interação, segundo Vigostski o ser humano desde que nasce já esta interagido com o meio social, assim a criança já seu auto interagi com ambiente, porém muitas das vezes é preciso de alguns estímulos, tão visual, físico para que a interação ocorra de melhor forma.
Como deve ser planejada a organização do tempo e do espaço na Educação Infantil?
A criança deverá personalizar o espaço físico no qual atua, utilizando seus desenhos, construções, fotos, um ambiente seguro é fundamental para o desenvolvimento infantil, como, por exemplo, um espaço físico sem escadas, pisos escorregadios, tomadas e instalações elétricas ao alcance das crianças. É preciso que o espaço físico atenda às necessidades do desenvolvimento das crianças, especialmente em relação aos movimentos corporais. A organização do ambiente físico, em especial das salas de aula, deve ser feita para propiciar diversas atividades.
Qual deve ser a contribuição do educador físico na organização do tempo e do espaço?
Organização do tempo deve voltar-se para a organização de uma rotina que promova aprendizagem e desenvolvimento, que priorize o lúdico e que atenda aos direitos fundamentais da infância (alimentação, higiene, atividades culturais, expressão da curiosidade, imaginação, afeto, aconchego, saúde etc.). os profissionais da educação infantil pensem e organizem, atentamente, o “tempo” das crianças, diminuindo o tempo de “espera”, que se faz presente em muitas instituições.
O