Atividade Neuro
1- Comente sobre as principais diferenças entre o crânio do fetal e do adulto.
O crânio do fetal possui fontanelas (moleiras) que são áreas de membranas de tecido conjuntivo fibroso que futuramente serão substituídas por tecido ósseo, ou seja, a fontanela ainda vai dar espaço para o crescimento do crânio do fetal que ainda não está formado como o de um adulto, existem também as suturas que são um tecido fibroso que unem os ossos do crânio e limitam os movimentos dos ossos mesmo que conferindo certa elasticidade ao crânio. Outra principal diferença é o fato da mandíbula não ser desenvolvida como a de um crânio do adulto, já que quando o bebê está no feto ele é alimentado através do cordão umbilical e nesse caso não há necessidade da mandíbula super desenvolvida. Essas duas são as principais diferenças entre o crânio do fetal e do adulto.
2- Defina sinostose. Quais suas consequências para o desenvolvimento de uma criança?
Sinostose é o processo de ossificação do tecido conjuntivo fibroso. Isso ocorre, por exemplo, na idade avançada que é mais comum, começando a ocorrer o desaparecimento das suturas do crânio e não tem problema já que o crânio do adulto está devidamente formado. Em crianças esse fato acaba impedindo que o sistema nervoso se desenvolva, e consequentemente o encéfalo (que com suas estruturas é o principal órgão do ser humano) não se desenvolveria e as consequências seriam diversas, pois afetaria todo o corpo. Uma consequência, por exemplo, seria a incompatibilidade com a vida.
3- Descreva a postura de uma pessoa tímida e uma pessoa autoritária.
Pessoa tímida: pescoço/colo inclinado para frente, cabeça levemente acentuada para baixo, ombros retraídos e dorso curvo.
Pessoa autoritária: pescoço/colo ereto, cabeça levemente inclinada para cima, ombros retos e dorso ereto.