ATIVIDADE FÍSICA
Atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividade mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde.
Quais são os benefícios da atividade física?
A prática regular de exercícios físicos que se manifestam sob todos os aspectos do organismo, do ponto de vista músculo, auxilia na melhora da força e da flexibilidade, fortalecendo os ossos e as articulações.
Observamos perda de peso e de gordura, redução da pressão arterial (em repouso). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças
A pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%!
Já no campo da saúde mental, melhora o fluxo de sangue para o cérebro. Quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde.
Atividade física em crianças e jovens
Nesses grupos, a atividade física é importante para o desenvolvimento intelectual, favorecendo um melhor desenvolvimento motor.
Algumas recomendações:
• Usar roupas e calçados adequados.
• Ingerir líquidos.
• Praticar atividades físicas quando estiver se sentindo bem.
• Iniciar as atividades lenta e gradualmente.
• Alimentar-se bem.
• Respeitar seus limites.
• Informar qualquer sintoma.
Considerações finais
Caso sinta algo diferente e importante, informar ao responsável.
Tenha uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras e fibras. Evite doces, comidas congeladas. E lembre-se: beba muito líquido (de preferência água e sucos naturais).
A atividade física confere benefícios aos praticantes e têm seus riscos minimizados através de orientação e controle adequados. Afeta de maneira positiva o desempenho intelectual, o