Atividade física na 3º idade
Idosos buscam prazer e longevidade nos exercícios físicos
A atividade física é essencial para quem procura uma melhor qualidade de vida independente da fase, mas é na terceira idade que os cuidados com o corpo e com a mente aumentam.
Hoje há um amplo leque de atividades voltadas a essa faixa etária, sendo escolhidas de acordo com a preferência e a possibilidade do idoso, o importante é não deixar de se exercitar.
E é no Clube da Terceira Idade, localizado no município de Nilópolis, que eles encontram diversos serviços oferecidos gratuitamente, entre eles, alongamento, hidroginástica, ginástica, dança de salão e dança sênior.
Todas as atividades realizadas no local são complementadas com atendimento individual fisioterapêutico.
“Problemas circulatórios, de equilíbrio, coordenação motora e desgastes das articulações (artrose) são os casos mais comuns e precisam ser acompanhados. O trabalho é feito em equipe multidisciplinar pelo menos duas vezes na semana” explica a fisioterapeuta Dra Samanta Baldez.
A prática regular de exercícios além de influenciar positivamente no processo de envelhecimento natural do corpo traz benefícios como: controle do peso corporal, ajuda no tratamento e prevenção de doenças, garantia de maior independência pessoal, aumento da força muscular, melhora da flexibilidade, sociabilidade, já que grande parte das atividades é em grupo, sensação de bem-estar, entre outros.
Lembrando que as restrições associadas à atividade física para os idosos são maiores, é fundamental a orientação de profissionais de Educação Física durante as aulas e o atestado médico é indispensável antes de começar qualquer