Atividade fisica resumo
O esporte e a atividade física chegaram ao século XIX acompanhando as transformações politicas e sociais de tempos anteriores. O exercício físico é uma forma de lazer e de restauração da saúde, dos efeitos nocivos que a vida de trabalho e estudo traz. É uma atividade agradável que traz inúmeros benefícios para aquele que a pratica, mostrando até melhoras na autoestima.
A inatividade física e estilo de vida sedentário estão relacionados a fatores de risco para desenvolvimento ou agravamento de doenças coronarianas, ou alterações cardiovasculares e metabólicas. Já por outro lado a exigência de uma boa performance, a atividade física também está ligada a prejuízos para a saúde mental, aparecendo ligada a quadros de “exercício abusivo”. Pessoas que criam relação de dependência e compulsão pela pratica do exercício físico, passam a buscar nestas atividades mais a diminuição da ansiedade, depressão e irritabilidade do que uma boa forma física.
O estudo, portanto tem como objetivo analisar as relações entre atividades físicas e qualidade de vida entre funcionários, professores e alunos da Universidade Católica de Pelotas. Os estudantes foram amostrados de um total de 22 cursos da universidade, sorteando uma turma dos semestres iniciais, outras dos semestres intermediários, e semestres finais. Todos os sorteados foram convidados, totalizando 645 estudantes. Já os professores e funcionários, foram selecionados de acordo com uma tabela de números aleatórios. Os dados foram coletados através de um instrumento anônimo, com perguntas diretas e respostas codificadas, através de 26 questões que medem a qualidade de vida em quatro domínios: físico, psicológico, relações social e meio ambiente. Concluiu-se com este estudo que, em média, quanto mais ativa a pessoa é, melhor sua qualidade de vida. Além disso, dentre as diferenças na qualidade de vida das pessoas que praticam atividades físicas comparadas com as que não praticam, não estão