Combustiveis fosseis
Campus Universitário de Palmas
Engenharia Ambiental
Recursos Energéticos I
Combustíveis Fósseis
Palmas/TO
04 de julho
Recursos energéticos não renováveis
Combustíveis Fósseis
Antes da Revolução Industrial, moinhos de vento e de agua forneciam energia necessária para indústrias de moer farinha, por exemplo. E a queima de madeira fornecia calor interno. O uso em larga escala de combustíveis fósseis para fazer funcionar o motor a vapor permitiu a Revolução Industrial.
Os combustíveis minerais ou fosseis como são comumente conhecidos são substâncias formadas por compostos de carbono. São usados como combustíveis: o carvão mineral, o petróleo e o gás natural.
São várias as teorias sobre a origem do petróleo. Existe a teoria biogênica esta sugere que o petróleo e o carvão tiveram origem comum, pois ambos são encontrados soterrados, gerados a partir da fossilização de plantas e animais, provocados pela pressão e altas temperaturas há milhões de anos no processo de soterramento de restos de matéria orgânica que por alguma razão não entrou na cadeia alimentar.
A teoria abiogênica por outro lado sugere que os hidrocarbonetos foram formados junto com a terra. Porém a mais aceita é a teoria biogênica.
O carvão mineral provém de soterramentos e da decomposição de material vegetal, que ao longo dos anos, perde oxigênio e água e ganha carbono.
Assim como o petróleo, o gás natural é derivado da decomposição de material fóssil orgânico, e é encontrado em rochas porosas no subsolo.
Devido a formação destes combustíveis possuir um processo que dura milhares de anos, são chamados de não-renováveis. Pois não se renovam na escala de tempo humana, embora talvez renove-se na escala de tempo geológica.
Uso e Importância
Após a Revolução Industrial a iluminação a gás usando o gás natural começou ter ampla utilização. A invenção do motor de combustão interna, e seu uso em automóveis