atividade fisica na perda de peso
A prática de exercícios precisa se adequar ao corpo e à rotina de cada um. “Não há receita de bolo”, avisa o professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB) Martim Bottaro. Mesmo assim, algumas dicas em comum podem ajudar a manter o bem-estar. Confira 10 precauções que podem ser tomadas ao praticar exercícios aeróbicos.
1. Faça uma avaliação física antes de iniciar
Nem sempre o autoconhecimento é suficiente. Começar a praticar um exercício aeróbico sem orientação de um profissional pode causar lesões indesejadas. É como tomar um medicamento importante sem fazer o exame para saber o que se tem. O ideal é que um professor de educação física avalie o seu corpo, o seu histórico de saúde e os seus hábitos diários para, então, prescrever a intensidade e a frequência da atividade.
2. Comece de forma devagar e progressiva
Não adianta resolver, do nada, caminhar durante seis dias por semana e correr o risco de se machucar. O corpo precisa se ajustar gradativamente ao hábito de praticar um exercício físico. No início, pegue mais leve na frequência e na duração do treino aeróbico. Pratique, no máximo, entre duas e três vezes por semana.
3. Faça checkup uma vez por ano
Esta regra serve, principalmente, para quem tem mais de 50 anos ou quem pertence a grupos de fatores de risco como pressão alta, diabetes, tabagismo ou obesidade. O checkup pode ser realizado por um médico clínico geral. Em uma consulta, depois de realizar exames que medem os níveis de colesterol e triglicerídios, a pressão arterial e a frequência cardíaca, entre outros, o médico poderá indicar ao paciente quais os exercícios indicados.
4. Pratique em horários com a temperatura mais baixa
A temperatura do corpo precisa ser controlada. Por isso, em cidades ou épocas em que faz calor, prefira fazer seus exercícios de manhã cedo ou a partir do entardecer. Organize-se. Estabelecer uma regularidade é