atividade fisica adaptada
Introdução
Atividade física é qualquer atividade que envolva gasto de energia e movimentos corporais e tem como o maior objetivo o bem estar e uma vida saudável. É e claro que com inúmeras qualidades proporcionadas, ninguém deve deixar de praticar.
Neste trabalho irei falar um pouco sobre Atividade Fisica Adaptada para idosos, gestante e portadores de deficiência.
Desenvolvimento
Sabemos que a pratica de atividades físicas melhoram a saúde e traz bem estar, mas quem possui contra indicações deve realizar esses exercícios com acompanhamento constante e cuidados para que os benefícios não se tornem malefícios.
Pessoas idosas, por exemplo, devem fazer exercícios aeróbicos de baixo impacto, como caminhadas e hidroginástica, também podem praticar yoga, alongamentos e pilates. Que trazem benefícios como: força muscular; melhora da flexibilidade; maior coordenação motora e equilíbrio; controle do peso corporal; diminuição da ansiedade e depressão; e maior independência pessoal.
Para as gestantes as atividades físicas mais indicadas são as caminhadas, hidroginástica, natação leve e alongamentos, pois são exercícios de baixo impacto, que não irão prejudicar o bebê em nada. Os benefícios são melhoria da capacidade respiratória, diminuindo a falta de ar; diminuição do inchaço das pernas e pés; melhorar a capacidade cardíaca, facilitando o trabalho de parto e a sua recuperação; combater o excesso de peso; melhorar a flexibilidade; aumentar a força muscular; diminuir a dor nas costas; aumenta a circulação sanguínea de modo benéfico para o bebê, que recebe mais oxigênio.
A prática de atividades físicas pelos portadores de deficiência (motora, intelectual, visual e auditiva) depende muito de suas limitações e recomendações medicas, mas em geral, pode praticar exercícios como caminhadas, dança, andar de bicicleta, levantamento de peso, natação e aeróbicos. Que vão proporcionar e poder: estimular a independência e autonomia; melhorar a