Atividade Filosofia
Sociologia da Educação
Módulo:
2.2
Docente
Heloisa Toledo
Data de Postagem:
Abril/2014
Atividade Não-Avaliativa
- Objetivo desta atividade:
Compreender as principais ideias formuladas por Durkheim, Marx e Weber
- Com isso você será capaz de (habilidades desenvolvidas):
Conseguir diferenciar as principais abordagens sociológicas
Vimos em aula que a Sociologia surgiu como disciplina no século XVIII, constituindo-se como a primeira ciência social a institucionalizar-se. Seu surgimento coincide com a consolidação do sistema capitalista e de todas as transformações que isso acarretou na vida em sociedade. Esse cenário marca, portanto, a necessidade de uma nova forma de explicar a realidade social e os problemas que daí decorrem. Os principais autores a lidarem com essa questão foram Émile
Durkheim, Karl Marx e Max Weber, considerados, ainda hoje, como os principais teóricos dessa ciência, “pais” fundadores da Sociologia e dos seus métodos de investigação.
Responda:
1 – Quais os principais pontos que definem a Sociologia desenvolvida por Durkheim?
Durkheim foi o primeiro autor a conferir à ciência um status de ciência independente. Indicou como deveriam ser abordados os problemas sociais pela Sociologia, criando, assim, as primeiras regras do método sociológico. A principal questão que o autor se colocava era como os indivíduos podem vivem em sociedade, quais são as bases que garantem a coesão social. Sua teoria é denominada como “teoria Positivista”.
a. Qual a definição de Positivismo?
O Positivismo é uma corrente teórica que se originou no séc XIX e caracteriza-se por ser uma corrente de pensamento e ação conservadora. Isso porque essa doutrina está preocupada com a idéia de ordem, de estabilidade e coesão social. Para o Positivismo é importante que exista na sociedade a disciplina, a ordem, a autoridade, a hierarquia das tradições e dos valores morais.
Do ponto de vista cientifico, o Positivismo afirma que a ciência