atividade estruturada
Tráfico de pessoas – A criminalidade sob a ótica da sociedade globalizada e sua discussão na teledramaturgia
O tráfico de pessoas é uma atividade de iniciativa privada, o qual não é algo novo e que sempre esteve presente na história da sociedade.
O chamado tráfico de seres humanos consiste em uma extorsão em que as pessoas são enganadas e quando chegam ao destino, são levadas para exploração econômica e sexual. E está relacionado ao modelo de desenvolvimento que o mundo adota.
Esse modelo é baseado em um entendimento de competitividade para a redução nos custos do trabalho.
Em fiscalizações realizadas pelo governo, no Brasil parte desses trabalhadores foi iludida com promessas de uma vida melhor.
A mídia tem mostrado através de novelas, principalmente a última da Rede Globo, que relatou tal situação, interpretada assim pela personagem Morena.
Através da novela houve um alerta para a nossa sociedade do perigo o qual a população está sujeita. Nesta novela foi muito bem retratada a forma como os criminosos agem com relação à vítima e aos familiares. Além disso, essa atividade criminosa sustenta muitas outras atividades ilícitas. E retratou bem as pessoas que compõe as quadrilhas: que vão desde os executores até pessoas de alta capacitação e qualificação.
A situação é tão grave, que se analisado o volume de dinheiro movimentado, sabe-se que: o tráfico de pessoas é a maior fonte de renda no Brasil, superando o tráfico de drogas e o tráfico de armas, movimentando, aproximadamente, 32 bilhões de dólares por ano, segundo dados do Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (UNODC).