atividade estruturada
O que é auditoria?
A auditoria contábil é o ramo da contabilidade que tem a função de verificar a precisão dos registros contábeis co a finalidade de combater a fraude e prevenir irregularidades dentro de uma empresa. Ela fornece informações seguras e transparentes possíveis a identificação de falhas no controle interno e no sistema financeiro da empresa
Quais os objetivos da auditoria?
A auditoria tem por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.
Quais empresas são obrigadas a passar pelo procedimento de auditoria?
Por lei, estão obrigadas a contratar serviços de auditoria independente, as empresas e instituições que se enquadrem como a seguir:
· Entidades de Fins Filantrópicos (art. 5° Decreto n° 2.536 de06/04/98);
· Sociedades de Investimento;
· Empresas de Leasing ou Arrendamento Mercantil;
· Empresas que obtenham o apoio financeiro do BNDES;
· Sociedades Seguradoras;
· Empresas Beneficiárias do FINOR;
· Companhias Abertas (art. 26 lei n° 6.385 de 07/12/76);
· Companhia Fechadas de Grande Porte (Lei 11.638/07);
· Sociedades, empresas e instituições que integram o sistema de distribuição e intermediação de valores mobiliários (art. 26 lei n°6.385 de 07/12/76), (bancos, consórcios, factoring, etc.).
04 Como é caracterizada a auditoria independente?
Um auditor independente ou auditor externo é um profissional que realiza uma auditoria em conformidade com as leis ou regras específicas sobre as demonstrações contábeis de uma empresa, entidade do governo, outra pessoa jurídica ou organização, e que é independente da entidade que está sendo auditada. Os usuários das informações financeiras destas entidades, tais como investidores, órgãos governamentais e o público em geral contam com o auditor externo para apresentar um relatório de auditoria imparcial e independente.
05 Quem