Atividade Estruturada EIGRP
DEIVID ARAÚJO NASCIMENTO
ROTEAMENTO E COMUTAÇÃO – PROTOCOLO EIGRP
PROF. ADRIANO LIMA
ARACAJU
2015
EIGRP
Introdução
Este protocolo representa uma grande evolução do IGRP, o EIGRP unifica as capacidades de protocolos de estado de link em protocolos vetor de distância, ele incorpora o algoritmo de atualização por difusão (DUAL).
Suas principais capacidades de diferenciação é a convergência rápida, o suporte à máscara de sub-rede de comprimento variável, o suporte a atualizações parciais e o suporte a vários protocolos da camada de rede.
1. Funcionalidade Ele serve para realizar roteamento de convergência rápida, pois faz uso de largura de banda reduzido por não realizar updates periódicos.
Pacotes Hello
O roteador envia periodicamente um pacote hello para conhecer de forma dinâmica outros dispositivos de roteamento que estejam no mesmo domínio de broadcast. O protocolo hello usa o endereço multicast 224.0.0.10. Quando o roteador recebe esses pacotes de hello, ele cria a tabela de vizinhos, com o recebimento contínuo desses pacotes os roteadores mantem sua tabela de vizinhos sempre atualizada.
2. Obtenção outros caminhos
Os caminhos sem loops são obtidos através de um sistema de cálculo de rotas que são executados de uma forma coordenada entre os roteadores, o resultado será uma convergência mais rápida do que nos outros protocolos.
3. Objetivo da Cisco
A Cisco teve como objetivo corrigir as limitações de escalabilidade que o protocolo IGRP apresentava, pois, o RTP é responsável pela entrega garantida e ordenada de pacotes do protocolo EIGRP a todos vizinhos, além de suportar a transmissão mista de pacotes multicast ou unicast.
4. Dual
O algoritmo Dual do EIGRP, mantem uma tabela de topologia separada da tabela de roteamento, essa tabela inclui um melhor caminho para rede de destino e caminho de backup que o Dual tenha determinado como sendo caminhos sem loop. Se uma rota se torna indisponível, o Dual buscará por