Atividade Estruturada 1 Subst Ncias Paramagn Ticas

336 palavras 2 páginas
Atividade Estruturada 1 - Substâncias Paramagnéticas

As substâncias são classificadas em quatro grupos ao seu comportamento magnético. O que são substâncias paramagnéticas? Exemplifique.
R.: Átomos ou moléculas com camadas atômicas incompletas, como no caso dos elementos de transição, das terras raras e dos actinídeos, têm momentos de dipolo magnéticos permanentes. Isso se deve aos momentos de dipolo magnéticos intrínsecos dos elétrons dessas camadas. As substâncias compostas de desses átomos ou moléculas são paramagnéticas. A presença de um campo magnético externo produz um torque que tende a alinhar os momentos de dipolo magnéticos na mesma direção do campo. Dessa forma, aparece certa magnetização na amostra.
Substâncias paramagnéticas por definição, são aquelas que têm susceptibilidade magnética positiva e constante - são materiais que possuem elétrons desemparelhados e que, quando na presença de um campo magnético, se alinham, fazendo surgir dessa forma um ímã que tem a capacidade de provocar um leve aumento na intensidade do valor do campo magnético em um ponto qualquer. Esses materiais são fracamente atraídos pelos ímãs. São materiais paramagnéticos: o alumínio, o magnésio, o sulfato de cobre, etc.
Nos metais, o paramagnetismo é devido a um alinhamento dos momentos de dipolo magnéticos intrínsecos dos elétrons de condução. O alinhamento não é perfeito devido às colisões entre os átomos ou moléculas, se a substância está na fase gasosa, e devido às vibrações microscópicas associadas à energia interna, se a substância está na fase sólida. Quando colocada num campo magnético externo, a substância adquire uma magnetização muito menor do que a máxima possível. Portanto, a substância e o imã que cria o campo atraem-se mutuamente, com forças de pequena intensidade.

Bibliografia

Silva, Marco Aurélio da.
Materiais paramagnéticos, diamagnéticos, e ferromagnéticos. Disponível em:

Relacionados