ATIVIDADE ENG SOFTW
A-
B- c-
d- Um ator é representado por um boneco e um rótulo com o nome do ator. Um ator é um usuário do sistema, que pode ser um usuário humano ou um outro sistema computacional. f- Associação
Define uma funcionalidade do sistema do ponto de vista do usuário.
g- Include
Um relacionamento include de um caso de uso A para um caso de uso B indica que B é essencial para o comportamento de A. Pode ser dito também que B is_part_of A.
Extend
Um relacionamento extend de um caso de uso B para um caso de uso A indica que o caso de uso B pode ser acrescentado para descrever o comportamento de A (não é essencial). A extensão é inserida em um ponto de extensão do caso de uso A.
Ponto de extensão em um caso de uso é uma indicação de que outros casos de uso poderão ser adicionados a ele. Quando o caso de uso for invocado, ele verificará se suas extensões devem ou não serem invocadas. h- Generalização
- Os casos de uso de B são também casos de uso de A
- A tem seus próprios casos de uso
2-O uso de <<include>> veio para substituir o <<uses>> da versão 1.1, e é usado quando casos compartilham comportamento comum com outros UC. Por isso até pode, mas não faz muito sentido um UC incluir somente um UC, pois não haverá compartilhamento e o conceito de “reutilização”, pois o UC incluído terá obrigatoriamente tal comportamento incluído.
O uso de <<extend>> é a utilização inversa da inclusão, e pode (não necessariamente) alterar o comportamento do UC que foi estendido. E nesse caso não tem problema conceitual em um UC estender somente um UC.
Quanto a generalização, foi introduzida a partir do UML 1.3, que é representada pela setinha fechada, é semelhante e muito facilmente confundido com o <<extend>>, acredito eu que pelo conceito de herança das linguagens de programação. Mas a generalização indica uma variação de outro UC. Uma alternativa ao uso de generalização é descrever um outro diagrama com o novo cenário.
3- Gerente e Vendedor.
4- 4 atores
5- f,v
6-
a- Realizar