Atividade de portifolio aula 1 literatura infantil
LETRAS – PORTUGUES/LITERATURA
LITERATURA INFANTIL UNIVERSAL
ATIVIDADE DE PORTIFOLIO AULA 1
Levando em consideração que os contos de fadas tradicionais resumem-se basicamente em provas a serem vencidas, para que o herói atinja seu objetivo, seja ele uma auto-realização existencial/narcisista, ou o encontro de sua princesa, o conto em questão, Shrek 1, diferencia-se um pouco.
Os personagens dos contos de fadas tradicionais são basicamente o príncipe ou princesa, o herói e o obstáculo a ser transpassado. O filme Sherk um apresenta também esses personagens, embora alguns apresentem aspectos diferentes do tradicional. No filme, conta o enrredo, o personagem que quer ser rei, precisa encontrar a princesa para fechar o ciclo e conseguir o titulo real, mas não tem coragem de enfrentar o monstro dragão que guarda o castelo onde a figura da realeza feminina se encontra guardada. Nesse ponto já difere do tradicional, quando apresenta um rei medroso. Para então conseguir o que quer, propõe ao ogro que vá buscar a princesa, dessa forma o rei atenderia pedidos deste personagem. E assim acontece. Shrek com seu amigo burro trazem a princesa ao rei, mas no caminho eles ( princesa e Shrek) se apaixonam, mas agora tem como inimigo o rei, que quer contrair matrimonio com a fiona ( princesa). Nesse ponto há uma total inversão do conto de fadas tradicional, pois o ogro passa a luar pelo amor de fiona, o que lhe dar o titulo de príncipe, e seu in inimigo já não é mais uma figura monstruosa, mas, sim, um quase rei.
É nesse jogo de inversão de papeis que este conto diferencia-se dos contos tradicionais. No fim, a grosso modo, A estrutura herói/obstáculo/objetivo/conquista é mantida, só que é apresentada de uma outra perspectiva que julgo ser positivo por aguçar o senso critico das crianças, além de quebrar o mito que o estereótipo de herói sempre recai em um homem bonito.