ATIVIDADE de higiene e segurança no trabalho
ALEXANDRO ALDO LOPES OSORIO
JORGE ADRIANO CORDOVIL GOMES
TEREZINHA DE JESUS CARVALHO ALVES
MURILO SOUZA DA SILVA
NATALIA TEIXEIRA MARTINS
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO: 2º ATIVIDADE AVALIATIVA
Belém-PA
2015
UNIVERSIDADE DA AMAZONIA
ALEXANDRO ALDO LOPES OSORIO
JORGE ADRIANO CORDOVIL GOMES
TEREZINHA DE JESUS CARVALHO ALVES
MURILO SOUZA DA SILVA
NATALIA TEIXEIRA MARTINS
Tema
Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Engenharia de Produção da Universidade da Amazônia como requisito parcial para aprovação da disciplina de Higiene e Segurança no Trabalho, sob a orientação da professora Marta Denise Silva.
Belém-PA
2015
SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO
Prof.ª MARTA DENISE SILVA
ATIVIDADE AVALIATIVA 02
APOSTILA 01
01 – Na sua opinião, quais foram às razões que levaram o Brasil a receber o título de “Campeão mundial” de acidentes de trabalho na década de 1970? Naquela época poucas empresas brasileiras desenvolviam ações no campo de relação de saúde versus trabalho. Este fato aliado ao grande desenvolvimento econômico brasileiro, no chamado milagre econômico resultou um grande número de acidentes. Por isso o país recebeu o título mundial de acidentes no trabalho.
02 – Explique por que o uso do conceito legal dificulta a elaboração de ações de caráter preventivo. Porque não apontam as causas e nem define o fenômeno pela sua consequência, tornando assim possível fazer prevenção. Além disso, a lei somente considera evento acidente se a vitima for um trabalhador formalmente empregado, é outra limitação consiste em somente considera os eventos que geram lesões que incapacitam ou matam trabalhadores.
03 – Cite três diferenças entre os enfoques medicina do trabalho, saúde ocupacional e saúde do trabalhador. A medicina do trabalho é um espaço de atuação restrito ao médico, enquanto que saúde ocupacional e saúde do trabalhador são abordagens multiprofissionais. Tanto a medicina do trabalho como a saúde