atividade de geografia economica
1- Analise o comportamento da área de influência dos circuitos da economia.
2- Estabeleça uma análise, quanto ao funcionamento e dinâmica dos circuitos da economia para a cidade de Marabá (PA), de tal forma a compreender a economia política do urbano esta porção da Amazônia.
Fomos bárbaros, selvagens e por fim “civilizados”, e cada vez mais esse domínio vem modificando o nosso modelo de vida, o que não significa que sejam apenas mudanças que favoreçam o desenvolvimento humano, talvez elas possuam significação progressista. Torna-se cada vez mais perceptível as oscilações entre os “padrões sociais” e os “circuitos econômicos” encontrados no globo. Principalmente entre os países desenvolvidos e emergentes, grandes e “pequenos” setores da economia mundial, considerando as condições peculiares, fazendo assim, com que passe a existir uma “seletividade espacial” e uma relação de dependência entre os setores. Os grandes e novos quase sempre se sobressaem aos “pequenos”, assim acontece com as áreas de influencias das cidades de médio e grande porte, que acabam por serem divididas em sistemas econômicos, um superior e outro inferior, que vão se relacionar e se apropriar de diferentes formas no território.
A racionalidade é necessária, a produção é ampliada, o que é cientifico possui credibilidade, e a presença do “novo” é evidente. Concentrar, dominar, produzir, consumir e lucrar, são “obrigações” que esse sistema vigente propaga em escala mundial. Os Estados, as transnacionais, e principalmente a sociedade são submetidas a essa dinâmica econômica que se tornou natural.
O capitalista possui a arma mais potente, o conhecimento, que permite entender a dinâmica política, natural e econômica dos lugares, e fetichizar o imaginário do consumidor. Esse vai reverter-se de tecnologia, informação, e em um único local que vai permitir uma ampla