Atividade de cm
Considerando uma lâmpada elétrica comum, identifique os principais materiais que a integram e razão que motivou a seleção dos mesmos.
Solução
Uma lâmpada é constituída por um bulbo de quartzo (SiO2) e por um filamento de tungstênio. O tungstênio, por suportar facilmente temperaturas acima de 2.0000C, é usado para transformar energia elétrica em energia luminosa. Entretanto, em presença de oxigênio, esse metal é intensamente oxidado em temperaturas elevadas, o que leva a sua degradação. Em uma lâmpada elétrica, o tungstênio é inserido dentro do bulbo e selado a vácuo, o que evita a oxidação do filamento.
Exemplo 1.2
Descreva alguns fatores a serem considerados na especificação de um material a ser empregado na fabricação de pára-choques de automóveis.
Solução
O pára-choque de um automóvel é, antes de tudo, um componente ligado à segurança do veículo. Em caso de acidente, o mesmo serve de proteção para o veículo, bem como para absorver parte da energia cinética a ser dissipada. O uso de um material muito duro, de alta rigidez ou com elevada resistência mecânica não seria indicado, pois o mesmo permitiria que o efeito do choque fosse transmitido ao resto do veículo, bem como aos seus ocupantes. Até recentemente, os veículos eram produzidos com para-choques metálicos deformáveis. Atualmente, esses componentes passaram a ser produzidos com materiais poliméricos, que apesar de serem relativamente resistentes, deformam-se em caso de choque frontal do veículo.
Exemplo 1.3
Considerando que os materiais cerâmicos exibem alta resistência mecânica e elevada estabilidade térmica, explique o motivo pelo qual componentes principais de motores a jato não são confeccionados a partir desses materiais.
Solução
Em função da alta estabilidade térmica, os materiais cerâmicos são, em princípio, ideais na fabricação de componentes de máquinas térmicas, as quais têm seu rendimento aumentado quando se eleva a temperatura de operação. Entretanto, além das