Atividade de autodesenvolvimento
O contexto da Gestão e Pessoas é representado por pessoas e organizações, se de um lado temos as organizações que precisam das pessoas pra alcançar resultados, do outro temos as pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos, da junção temos a moderna Gestão de pessoas.
As organizações apresentam uma incrível variedade. Elas podem ser indústrias, comércio, bancos, financeiras, hospitais, universidades, lojas, prestadoras de serviços etc. Podem ser grandes, médias e pequenas quanto ao seu tamanho. Podem ser públicas ou privadas quanto a sua propriedade. Quase tudo de que a sociedade necessita é produzido pelas organizações. Vivemos em uma sociedade de organizações, pois nascemos nelas, aprendemos nelas, servimo-nos delas, trabalhamos nelas e passamos a maior parte de nossas vidas dentro delas.
O filme relata o histórico da Revolução Industrial e suas implicações sobre a sociedade da época; meios de produção, e trabalhadores frente a todas as imposições econômicas, nesse momento as máquinas passam a ter mais valores do que o serviço braçal humano.
A opressão vivenciada pelos operários da fábrica que são explorados e estimulados a produzirem cada vez mais. As cenas filmadas na fábrica revelam o processo de produção sem mostrar o que é produzido. Chaplin durante o filme quer mostrar aos espectadores o distanciamento entre o produto e os que os operários produzem.
O stress provocado pela explosão da Revolução Industrial traz um novo modelo de sobrevivência nas cidades: o trabalho assalariado na indústria sedenta por lucros e sem dar a menor atenção ao trabalhador quanto à sua saúde, segurança, capacitação, fome, desemprego, e ao capitalismo. Humanidade e solidariedade são valores que Chaplin não vê perante uma sociedade que está se modernizando cada vez mais.
As máquinas