as coisas
O livro foi escrito por Platão, seu discípulo, uma vez que o próprio Sócrates não deixou nada escrito.
Sócrates fora acusado de negar a existência dos Deuses da época e de corromper os jovens.
No livro Sócrates diz que Xenofonte, seu amigo de infância e também discípulo, certa vez perguntou à Pitonisa, que era a sacerdotisa do templo de Delfos, se existia alguém mais sábio que Sócrates. A Pitonisa respondeu que não.
A resposta deixou o filósofo intrigado, pois ele mesmo não se considerava a pessoa mais sábia de todas.
Ele resolveu então fazer uma pesquisa, foi até as pessoas mais sábias que ele conhecia para tentar provar que essas eram mais sábias que ele. Ele foi aos políticos, aos poetas, aos artífices e aos oradores.
E de sua experiência com todos chegou à conclusão de que todos esses que ele considerava sábios na verdade não o eram.
O texto, a ‘Apologia de Sócrates’, nada mais é do que o sua auto-defesa utilizadaem seu julgamento em 399 a.C.
Na qual, Sócrates discursa, tendo sido acusado de corrupção da juventude e impiedade por Metelo,Ânito e Lícon.
Sendo este considerado culpado pela maioria dos votos(281 contra 220, logo, o tribunalformado por estes 501 cidadãos) e condenado a morte(através da ingestão de cicuta).Platão, discípulo de Sócrates, segundo a tradição, estava doente e não pôde presenciar otal fato, mas o texto indica o contrário.Através de diversas provas, ele parece ter estado presente.
O texto em si, tem início com uma introdução sobre o estilo de seudiscurso(coloquial, assim como o que ele utiliza nesta sua defesa), seguido de um rol desuas atividades corriqueiras e outros aspectos de sua vida e ,ainda sim, acaba por responder à cada acusação que lhe foi feita