Vigilância e Meio Ambiente
Coordenar ações de monitoramento dos fatores não biológicos que causem riscos à saúde humana; Promover, coordenar e executar estudos e pesquisas aplicadas na área de vigilância em saúde ambiental; Propor normas e mecanismos de controle a outras instituições, com atuação no meio ambiente, saneamento e saúde, em aspectos de interesse da saúde humana; Coordenar as atividades de vigilância em saúde ambiental de contaminantes ambientais na água, no ar e no solo, de importância e repercussão na saúde pública, e como os riscos que ocorrem nos desastres naturais, acidentes com produtos perigosos, fatores físicos, ambiente de trabalho;
Vigilância ao Meio Ambiente: Papel da Empresa
Na sociedade moderna, a atenção das organizações tem se voltado para problemas que vão além das considerações apenas econômicas, envolve as preocupações de caráter social, tais como assistência médica e social, proteção ao consumidor, controle de poluição ambiental e etc.
O Compromisso das Empresas com o Meio Ambiente foi concebida pelo Instituto
Ethos de Empresas e Responsabilidade Social para fomentar e ampliar as discussões em torno da questão ambiental, relacionando-a a responsabilidade social empresarial e ao desenvolvimento sustentável.
Os temidos “fenômenos” que têm devastado o país, como estiagens, ciclones e enchentes, tudo ao mesmo tempo, são reflexos do descaso com o meio ambiente. Os desmatamentos desenfreados, as emissões de poluentes, dentre outros, estão fazendo com que tais fenômenos sejam sequer previstos. Por isso, é importantíssimo que as empresas se adaptem à regulamentação ou exigência do mercado, incorporando controle de poluição às saídas, modificando, se necessário, os processos e os produtos, antecipando aos problemas ambientais futuros.
Referencias: http://www.unifra.br/cursos/administracao/tfg/Diego%20Burtet.htm; http://www.ethos.org.br/_Uniethos/Documents/meio_ambiente.pdf;