Atividade de autodesenvolvimento
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acredita que o Brasil conseguirá sim atingir as metas.
Porém, na desigualdade dos gêneros, os indicadores analisados pelo Pnud (Programa das Nações
Unidas para o Desenvolvimento) indicam que a desigualdade de gêneros ainda persistem em diversas áreas, apesar de as meninas apresentarem indicadores mais positivos que os meninos na escola.
Por outro lado, Para a erradicação da fome e da pobreza, a meta estabelecida pela ONU era de reduzir pela metade o número de pessoas vivendo na extrema pobreza até 2015. A meta foi cumprida em 2008, quando a porcentagem dos extremamente pobres caiu de 8,8% para 4,8% da população. Em relação à meta de melhora na saúde materna, o Pnud reconhece os avanços do Brasil na área e diz que o país tem 50% de chances de atingir a meta se mantiver os investimentos na saúde da população feminina. A metade redução da mortalidade infantil já deve ser cumprida em até o final de 2012 e à do combate ao HIV e outras doenças, irá ser atingida até 2015.
Para cumprir a meta de sustentabilidade ambiental, o Brasil já atingiu parcialmente a meta da ONU, alcançou a meta de acesso à água e se aproxima da eliminação no consumo do CFC de acordo com o relatório do Pnud. Quanto a educação o Brasil tem um grande desafio, porém, não é impossível, o país tem grandes chances de assegurar que todos os jovens tenham acesso ao ensino fundamental.
Ou seja, existem ainda muitos desafios e batalha não esta completamente vencida, mas o Brasil tem tudo para que todas as metas do milênio sejam