Atividade de autodesenvolvimento - aula 03 - cadeia de valor
Sistemas de Informação Gerenciais
Análise de Atividade: decompor a organização em suas diferentes atividades desde a recepção da matéria prima ou insumo, até a entrega do produto ou serviço final ao cliente. Não podendo deixar de fora que muitas vezes no meio do processo ocorre terceirizações. Nesta etapa inclui a análise da logística (recepção, armazenamento), Operações (atividades), Logística Externa (recolhimento e distribuição) e marketing e vendas (como a empresa faz para que seu produto ou serviço alcance realmente o público final). Basicamente é o caminho desde a matéria prima até a finalização do produto ou serviço.
Análise de Valor: depois de identificados as etapas do processo produtivo, é necessário identificar aquelas que, com o devido emprego de material, tempo e principalmente mão de obra, agregam o valo que o cliente busca e prefere no produto da organização. Neste momento é possível identificar as tarefas que fazem parte do quadro de atividades, mas que não agregam valor para a peça. Por exemplo: apertar um parafuso agrega valor à peça (que não teria o mesmo funcionamento sem o parafuso), mas o caminho que o colaborador faz para ir até o depósito para pegar uma nova caixa de parafusos não agrega valor algum à peça, mesmo que ele faça esse caminho algumas vezes por dia. É o momento de fazer esta análise, separando as tarefas nessas duas categorias.
Avaliação e Planejamento: é a fase de conclusão da Cadeia de Valor. É junção do conhecimento de todas as tarefas adquiridos na Análise de Atividades, com a separação entre atividades que realmente agregam valor ao produto daquelas que não agregam e por fim uma minuciosa avaliação de seus clientes para identificar o que eles realmente procuram quando adquirem seus produtos e serviços. Neste momento é interessante também observar como empresas concorrentes diretas no mesmo ramo de atividade aperfeiçoam seus materiais, e seu emprego de mão de obra em processos. Todos estes