Atividade de aula 3 - grandes características de cada período histórico da filosofia
1. Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a idéia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos. FILOSOFIA ANTIGA: do Século VI a. C até o Século V d. C.
FISIOCÊNTRICO, pois tenta compreender o mundo a partir de um todo concebendo valor aos indivíduos como parte de um coletivo natural.
Período Pré-socrático ou Cosmológico estudo a natureza e seus fenômenos
Período Socrático ou Antropológico tem como foco o homem em todas as suas relações (moral, política e conhecimento)
Período Helenístico ou
Greco-romano
introduz ao pensamento filosófico a individualidade humana, deixa de compreender o homem coletivamente e passa a explicá-lo de maneira individual, predominando as doutrinas dos estóicos, dos epicuristas e dos céticos.
FILOSOFIA MEDIEVAL: do Século V d. C. até o Século XIV ou XV
TEOCENTRISMO como forma de vida, colocando Deus como a razão principal da existência e a igreja como a regente organizacional da comunidade, aproximando a filosofia e a religião.
- a estreita relação entre filosofia e religião, ou melhor, entre filosofia e teologia;
- a forte presença de Aristóteles em todos os campos do pensamento teórico (lógica, ética, metafísica), o que ocorreu depois da influência inicial da obra de Platão; e
- a influência de Aristóteles foi consagrada pela presença do grande pensador cristão, que é Santo Tomás de Aquino (1225-1274), cujo tema maior foi defender uma conciliação entre razão e fé, entre Cristo e Aristóteles, o que marcou o período medieval mais do que qualquer outra coisa.
FILOSOFIA MODERNA: do Século XV/XVI, período da Renascença, passando pelos Séculos XVII e XVIII, e alcançando o período do Iluminismo, Século XVIII e metade do Século XIX
ANTROPOCENTRICOS, pois o homem passa a ser o responsável pelo seu destino, agindo sobre a natureza ao invés de contemplá-la.
- a valorização do conhecimento através da ciência, da