atividade davidson supercomputadores
Prof.º Davidson
Nataly N.K.S. Gonçalves
Gabriel H. M. Bezerra
São Bernardo do Campo – 27 de Agosto de 2015
Supercomputadores
Supercomputador: É um computador com altíssima velocidade de processamento e grande capacidade de memória. Tem aplicação em áreas de pesquisa que grande quantidade de processamento se faz necessária, como pesquisas militares, científica, química e medicina.
CURIOSIDADES:
1- O Supercomputador mais potente do mundo é o Tianhe-2 da China com uma capacidade de processamento de 33,86 PFlop/s. O equivalente a mais de 33 quatrilhões de operações de ponto flutuante por segundo. Esta máquina é constituída por 3.120.000 núcleos de processamento e 1.024.000 GB de memória RAM.
2- Lawrence Livermore DOE Blue Gene. Este Blue Gene, da IBM, possui 213 mil processadores e suporta até 478 teraflops. Localizado nos Estados Unidos.
3- Julich Supercomputing Center Blue Gene. Este outro Blue Gene, também da IBM, se encontra na Alemanha. Ele conta com 65 mil processadores e suporta 167 teraflops
4- New Mexico Computing Applications Center. Utilizado para gerenciar o suprimento de água de uma das áreas menos populosas do planeta, este supercomputador é uma boa desculpa para teorias da conspiração. Mas o fato dele custar menos que uma casa normal norte-americana é surpreendente. Suporta até 172 teraflops e possui servidores SGI ICE Blade.
5- TATA CRL Lab HP Cluster. Esta máquina da HP, recém encomendada, coloca a Índia entre os cinco maiores supercomputadores do mundo. Ele conta com 14 mil processadores e um sistema HP 3000 Blade.
Main Frames
Mainframe: é um computador de grande porte capaz de realizar processamento de dados complexos. Mainframes são usados como sistemas centrais em grandes organizações (empresas, instituições, etc.). Mainframes são caracterizadas por uma alta velocidade de execução de tarefas individuais e uma arquitetura projetada para permitir que o equilíbrio entre benefícios e um maior nível