Relat rio 5 Lab Mec Flu I
Departamento de Engenharia Mecânica
ENG 1031 - Laboratório de Mecânica dos Fluidos I
Relatório do Lab nº 5 – Perda de carga
Relatório apresentado ao professor Eric Mauricio González Fontalvo, referente ao laboratório nº3 ministrado no dia 19/06/2015.
Rio de Janeiro, 25/06/2015
Índice
1. – Introdução
1.1 – Contexto geral
1.2 – Objetivo do experimento
2. – Análise Teórica
2.1 – Hipóteses
2.2 – Equações Teóricas
3. – Material e Métodos
3.1 – Equipamentos
3.2 – Protocolo experimental
4. – Resultados e Discussão
4.1 – Medições
4.2 – Cálculos / Comentários
5. – Conclusão
6. – Referências Bibliográficas
1 - Introdução
1.1 – Contexto geral
O perfeito dimensionamento de uma instalação hidráulica e seus componentes, tais como válvulas e principalmente de bombas hidráulicas depende em muito das dimensões e da correta disposição da tubulação a serem utilizadas. Neste relatório, estudaremos a perda de pressão, conhecida também como perda de carga de uma rede hidráulica, termo muito utilizado em Engenharia e Mecânica dos Fluidos.
Sempre que um fluido se desloca no interior de uma tubulação, ocorre atrito do mesmo com as paredes internas desta tubulação e também uma turbulência do fluido com ele mesmo. Este fenômeno faz com que a pressão que existe no interior da tubulação vá diminuindo gradativamente à medida que o fluido escoa. Portanto, a perda de carga num tubo ou canal, é a soma das perdas de energia mecânica devido à fricção das partículas do fluido entre si e contra as paredes da tubulação que o contenha, sendo esta convertida em energia térmica. Desta forma a perda de carga seria uma restrição à passagem do fluxo do fluido dentro da tubulação. Esta resistência influenciará diretamente na altura manométrica de uma bomba e sua vazão volumétrica, e em caso de sistemas frigoríficos, a diminuição de sua eficiência frigorífica, o que significa, em ambos os