Atividade da aula 3
Como o CE tornou inovador o negocio da empresa, trazendo valor ao cliente?
O Magazine Luiza mostrou-se inovador ao perceber que os clientes comprariam virtualmente mesmo não possuindo acesso à internet em suas residências. Os Centros de Eventos com acesso grátis à internet, posto bancário, cursos, etc., atraíram as pessoas e possibilitaram o conhecimento da tecnologia do comercio eletrônico fazendo com que as pessoas gostassem daquele novo método de compra, onde foi entendido que o cliente não precisava, necessariamente, tocar no produto para poder compra-lo, pois o valor estava durante o atendimento e no pós compra.
Na sua visão, como isto pôde aumentar a fidelização e satisfação dos clientes, além das reduções dos custos e eficiência operacional?
O fato dos Centros de Eventos possuírem uma série de serviços úteis às pessoas aliou um novo método de compras com atividades já necessárias inclusas no dia a dia (ex. ir ao banco) isso ajudava a tornar a empresa mais valorizada frente às concorrentes, dava mais credibilidade.
Um cliente satisfeito retorna à loja. Ele pode não se importar em pagar um pouco mais caso seja bem atendido. O investimento em treinamento para as equipes das lojas virtuais atribuiu melhor conhecimento aos seus funcionários, logo poderiam atender melhor as expectativas do cliente.
O custo das lojas virtuais é 85% menor que o de uma loja tradicional. Não possuir estoque em todas as unidades, mas apenas em grandes centros de distribuição, e ter mão de obra reduzida devido à falta de necessidade de manter muitos funcionários num espaço menor, contribuiu para isto.
Como a empresa conseguiu atingir uma população que não tinha acesso à internet?
Por meio dos Centros Eventos já explicado acima.
Em que medida o E-business estava alinhado à estratégia de TI da empresa?
Sempre trabalharam alinhadas. Atuaram de forma cautelosa, obtendo um grande número de informações sobre os clientes e mercado antes de