ATIVIDADE CONTEXTUALIZA ERRADICAR POBREZA E FOME
COMO ERRADICAR FOME E MISÉRIA EXTREMA
Guarulhos 2014
Tema: Erradicar a extrema pobreza e a fome
Objetivo: Acabar com a fome e a miséria extrema
Justificativa:
Comer é a mais básica das necessidades humanas e é por isso que em meu ponto de vista o primeiro objetivo do milênio deve ser acabar com a fome e com a miséria.
No inicio do processo de formação das sociedades, o ser humano ainda não convivia com o problema da fome. Afinal, o homem utilizava dos recursos naturais em abundância para sua alimentação, produzindo e retirando da natureza somente o necessário, caracterizando uma economia de subsistência e de sustentabilidade . Além disso, a sociedade se organizava em uma comunidade coletiva onde todos tinham acesso a qualquer recurso natural, logo havia a distribuição igualitária do alimento assim, fica claro que, em outrora, a fome ainda era inexistente.
Contudo, com o crescimento populacional e com a formação da propriedade privada, mesmo com a facilidade de subsistência através dos recursos naturais, o homem passou a conviver com alguns problemas, entre esses, a fome a qual foi fruto principalmente da desigualdade econômica já que os mais fortes se apossaram das terras. Como consequência, a dificuldade de obter o alimento tornou-se uma realidade. Além disso, com a revolução industrial, o desemprego também se enraizou no mundo devido à mecanização do campo e da indústria. Ademais, o alimento se transformou em um produto do mundo capitalista com a variação de preços, tornando-se, várias vezes, menos acessível aos povos mais pobres. Logo, é perceptível que, apesar do desenvolvimento humano, da modernidade e da variação dos produtos, a teoria de Malthus se concretizou visto que visto que a população cresceu em desarmonia com a quantidade e a distribuição de alimentos, pondo em risco o direito da igualdade.
Metodologia: (como fazer?)
A má administração dos bens,